Existem muitas empresas que se fazem pensar que a figura de um funcionário bom na direção de seus negócios quer dizer muita coisa. Certo e Errado:
Certo se no fato de ser bom funcionário que consegue liderar situações para que as coisas realmente aconteça.
Errado se esta pessoa estiver limitada as coisas acontecerem somente por ele estar por perto.
Algumas pessoas não coneseguem delegar funções aos seus colaboradores, porque a todo instante ele mesmo é o pregador de que esta pessoa a ser delegada não é capaz de fazer tal coisa. Sendo assim, para que o outro vai se esforçar se sabe que tem alguém sempre para resolver aquele determinado problema.
O
ambiente deve permitir que os colaboradores se transformem em
empreendedores nas empresas. Sempre ouvi de alguns amigos o ditado que
"o olho do dono é que engorda o negócio." Acredito sim nesse ditado,
acho que o dono deve dar a visão da empresa, deve dar o direcionamento
sobre o negócio para que todos na empresa caminhem em função daquele
objetivo, mas não acredito que o dono deve estar sempre olhando para a
empresa para que ela possa crescer.
Eu acredito que uma vez que o
sistema empresarial é construído, os valores e procedimentos são
padronizados e estabelecidos e os recursos humanos são capacitados, não
há mais necessidade de o dono ficar olhando a todo momento aquela
unidade empresarial, ele pode ir treinar e preparar novas unidades, pois
aquela se auto-sustentará.
Toda grande empresa que conheci
possui um Planejamento Estratégico de Longo Prazo, muito bem definido e
comunicado na organização, as grandes empresas sabem que para crescer
precisam fazer com que todos na organização andem na mesma direção e a
melhor opção é criar e gerenciar objetivos comuns a todos.
Grandes empresas trabalham com parcerias entre sócios e gestores dos processos, pequenas empresas não.
Líderes de grandes empresas formam outros líderes, líderes de pequenas empresas centralizam todas as atividades em suas mãos.
Grandes
empresas possuem sistemas de avaliação e incentivos a recursos humanos
bem desenvolvidos, pequenas empresas não conhecem bem o escopo da Gestão
de Pessoas.
Grandes empresas dizem, nosso cliente é o nosso
maior patrimônio, pequenas empresas dizem nossos clientes são o nosso
maior problema.
Grandes
empresas incentivam a inovação e a melhoria de produtos e processos,
pequenas empresas consideram isso uma perda de tempo.
Pessoas
que trabalham em grandes empresas em geral estão mais realizadas e
motivadas do que pessoas que trabalham em pequenas empresas.
Jamais
quero dizer que as grandes empresas estão certas e as pequenas estão
erradas. Você
pode, na sua empresa, não ter o objetivo de crescer e pode querer
continuar sempre atento a tudo que ocorre participando de todas as
decisões, ou seja, centralizando todo o processo. A empresa é sua e você
tem todo o direito de definir qual é o seu plano de crescimento e a sua
metodologia de gestão. Meu objetivo com esse comentário é criar mais
uma oportunidade de reflexão sobre a forma como você administra
atualmente a sua empresa." Fazendo você enxergar que é possível voar mais alto..."
Implantando o Empreendimento nas Empresas:
Planejamento Tributário
Planejamento Financeiro
Planejamento de Educação Continuada
Aryane Moren