quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Projeto Educação Continuada nas Empresas

Fique de olho na concorrência

img - Fique de olho na concorrência
texto de José Carmo Vieira de Oliveira
A pequena empresa também precisa conhecer sua concorrência. Acompanhando os passos dos concorrentes, é possível otimizar a estratégia corporativa em curto e longo prazo.

Antes de mais nada, é necessário conhecer as próprias características - produtos que comercializa, seu porte, os locais e a capacidade de atendimento -, e só depois compará-las com as de outras empresas idênticas ou semelhantes.

Nesta página, você aprende a analisar a concorrência e aplicar a Inteligência de Mercado.
Como posso identificar meus concorrentes com eficiência?
Há uma máxima em marketing que diz: “se você quiser conhecer bem seu concorrente, seja cliente dele”. Essa máxima ainda continua valendo, mas outra questão se sobrepõe: quem efetivamente é o seu concorrente?

Até um passado recente, identificar os concorrentes era tarefa fácil, bastava ver se a loja ao lado ou alguma outra instalada no mesmo centro comercial vendia os mesmos produtos. Hoje, com a diversidade de produtos comercializados num mesmo ponto de venda (PDV), com os vários modelos de PDV existentes e os diversos aspectos operacionais desses pontos, fica cada vez mais difícil identificar o concorrente.

Concordo plenamente com o texto de José Carmo Vieira de Oliveira, e aplico a educação continuada nas empresas no âmbito de cooperatividade em equipe.
Contatos: (21) 8691-4478
e-mail: aryane_moren@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário