Algumas pessoas não coneseguem delegar funções aos seus colaboradores, porque a todo instante ele mesmo é o pregador de que esta pessoa a ser delegada não é capaz de fazer tal coisa. Sendo assim, para que o outro vai se esforçar se sabe que tem alguém sempre para resolver aquele determinado problema.
O ambiente deve permitir que os colaboradores se transformem em empreendedores nas empresas. Sempre ouvi de alguns amigos o ditado que "o olho do dono é que engorda o negócio." Acredito sim nesse ditado, acho que o dono deve dar a visão da empresa, deve dar o direcionamento sobre o negócio para que todos na empresa caminhem em função daquele objetivo, mas não acredito que o dono deve estar sempre olhando para a empresa para que ela possa crescer.
Eu acredito que uma vez que o sistema empresarial é construído, os valores e procedimentos são padronizados e estabelecidos e os recursos humanos são capacitados, não há mais necessidade de o dono ficar olhando a todo momento aquela unidade empresarial, ele pode ir treinar e preparar novas unidades, pois aquela se auto-sustentará.
Toda grande empresa que conheci possui um Planejamento Estratégico de Longo Prazo, muito bem definido e comunicado na organização, as grandes empresas sabem que para crescer precisam fazer com que todos na organização andem na mesma direção e a melhor opção é criar e gerenciar objetivos comuns a todos.
Grandes empresas trabalham com parcerias entre sócios e gestores dos processos, pequenas empresas não.
Líderes de grandes empresas formam outros líderes, líderes de pequenas empresas centralizam todas as atividades em suas mãos.
Grandes empresas possuem sistemas de avaliação e incentivos a recursos humanos bem desenvolvidos, pequenas empresas não conhecem bem o escopo da Gestão de Pessoas.
Grandes empresas dizem, nosso cliente é o nosso maior patrimônio, pequenas empresas dizem nossos clientes são o nosso maior problema.
Pessoas que trabalham em grandes empresas em geral estão mais realizadas e motivadas do que pessoas que trabalham em pequenas empresas.
Jamais quero dizer que as grandes empresas estão certas e as pequenas estão erradas. Você pode, na sua empresa, não ter o objetivo de crescer e pode querer continuar sempre atento a tudo que ocorre participando de todas as decisões, ou seja, centralizando todo o processo. A empresa é sua e você tem todo o direito de definir qual é o seu plano de crescimento e a sua metodologia de gestão. Meu objetivo com esse comentário é criar mais uma oportunidade de reflexão sobre a forma como você administra atualmente a sua empresa." Fazendo você enxergar que é possível voar mais alto..."
Nenhum comentário:
Postar um comentário