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Copiar famosos nem sempre é ELEGANTE. |
Bem vindos ao Guia de
Pensar de modo elegante
Alguns dos itens citados
aqui não podem ser considerados "fora de moda", mas, dependendo do
casamento, podem deixar os convidados constrangidos, ou atrapalhar o evento,
por isso, são dicas de coisas que valem ser repensadas com bastante cuidado de
acordo com cada casamento! Espero que possam levar as dicas para o lado
positivo e avaliar se cabem no seu grande dia ou não!
Vamos começar pelos itens que
realmente são considerados pela maioria dos profissionais em baixa:
1.
Presentes na festa –
Decorador
não vai reservar uma mesa para estes presentes.
Recepcionista
do salão nem sempre tem uma boa caligrafia para nomear estes presentes. E o
ideal é que a mesma apenas os receba com um sorriso, direcione as mesas,
informar onde é o toalete,...
Cerimonial
terá menos preocupação ao final do evento para guardar os presentes
Noiva
não terá que se preocupar em qual carro da família guardar estes presentes
Solução:
FAÇA UM CHÁ BAR OU CHÁ DE PANELA ANTES. Presente
não se leva no dia da festa! Por isso, organizamos um dia só com este objetivo.
2.
Informar lista de presentes no convite –
Design de Convites não será obrigado a
fazer de seu convite um livro. Tornando o convite leve e agradável.
Solução:
FAÇA UM SITE DOS NOIVOS COM ESSA INFORMAÇÃO
3.
Colocar só presentes caros na lista – Eles já irão
gastar um dinheiro que não estava em seu planejamento Alguns mesmo sem condições, não vão querer perder este
momento tão importante.
Solução: Tenha em sua
lista valores bem variados!
4.
EXAGEROS DE QUALQUER NATUREZA (inclusive na
bebida) –
Exageros na decoração – Saiba
equilibrar a real necessidade de cada ambiente
Nos decotes – De forma que tire o seu
brilho natural
Na grinalda – De forma que seja mais
que seu penteado escolhido
Na maquiagem – De modo que a deixa
mascarada
Nos arranjos da igreja – Cabe ao
profissional adequar o espaço a ser decorado sem bloquear o caminho do cortejo.
Arranjos de mesa de convidado – Devem
ser em tamanho que os convidados consigam conversar entre si na mesa durante o
evento.
No convite – Deve remeter a ideia da
festa, um convite luxuoso fará seus convidados pensar que sua festa será um
grande banquete.
Exageros na bebida – Não se exceda ao número de bebidas próprio
para um evento social.
Beber em excesso - Se beber demais
correrá o risco de apagar de sua memória o dia mais importante de sua vida.
Solução: Economize e tenha equilíbrio em suas escolhas: Tudo em exagero faz mal e
pode dificultar ou tirar um pouco da beleza do seu grande dia.
5. Atrasos –
Convite – É aconselhado que se colocasse o
horário da cerimônia 30 minutos antes ao real horário de início, para evitar
atraso dos convidados.
Igrejas
Católicas – Já usam
uma bonificação aos noivos que não se atrasam.
Cerimonial- Só inicia a cerimônia quando todos
os envolvidos do cortejo já forem orientados uma hora antes da cerimônia.
Noiva – Já deverá chegar 10 minutos antes do
horário da cerimônia. Assim a Cerimonialista poderá dar início a cerimônia com
a entrada do cortejo.
6. Passar a gravata –
Tradição
antiga – Apesar de
ser antiga, não é uma prática OBRIGATÓRIA. Cuidado para NÃO constranger seus
convidados. Pois muitos não levam dinheiro a um casamento.
Coloque na
balança – Já recebeu
muitos BONS presentes no seu chá bar\chá de cozinha? Se a resposta for sim,
VALE a pena pensar em não passar a gravata.
Convidado
elegante e generoso – Pense que
seus convidados já gastaram uma boa grana para comparecer lindamente e já
comprou um lindo presente.
Convidados
animados – Se seus
convidados adoram uma bagunça, e irão aguardar ansiosos por este momento. Não
deixe de fazer! Passe a gravata, mas prepare um brinde bem legal para sortear
entre todos que COLABORAR.
Solução – Informar junto ao convite do chá \
bar presente sua CONTA OPERAÇÃO LUA DE MEL para os que puder ofertar façam sua
colaboração de modo natural sem imposições no dia para contribuir na hora da
gravata.
7.
Adereços
de pista de gosto duvidoso –
É super divertido no meio da balada
receber aqueles acessórios divertidos e bonitinhos- tiara de flores, pulseiras
e colares neon, plaquinhas engraçadas... Mas, ninguém quer ficar ridículo nas fotos,
por isso, o bom gosto vale também para estes adereços! Nada de bigodes,
perucas prateadas e douradas, chifres, chapéus multicor.
8. Lembrancinhas de Gaveta – Nada de
lembrancinhas de encher gaveta. É muito mais interessante terem em sua festa
uma foto de cabine ou presentearem com algo para comer no dia seguinte!
9. Fogos Indoor -Atenção:
existem opções seguras de fotos indoor se você estiver em um espaço grande,
rolar um show ou algo do tipo. Mas, é
preciso muuuita pesquisa e profissionais de confiança. Nem precisamos dizer que
é por questão de segurança, certo?! Tudo certo pra dar errado!
Solução: Se a casa de festas for ambiente ao
ar livre certamente a mesma já irá lhe oferecer este serviço no pacote. Caso
ela não ofereça, é porque provavelmente não recomenda que haja tal serviço em
seu estabelecimento.
10.
Luvas – Não gostamos muito de falar sobre moda para
noivas, porque isso muda tanto! Mas, se tem uma coisa que dificilmente fica bem
e atemporal, essa são as luvas. (Nem pro motorista do carro da noiva, quem dirá
para a noiva).
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Essa pessoa é VOCÊ? Permita-se ser LINDA mas seja VOCÊ. |
11.
Maquiagem, penteado e vestido muito pesados (sem combinar com a
personalidade da noiva)- Se a noiva é acostumada a usar maquiagem pesada, um cabelão produzido e
tem um estilo mais chamativo, ok! Mas, um grande erro de muitas noivas é querer
fazer tudo no casamento, sabendo que normalmente não fazem. Querem maquiagem
"tudo", cabelo "tudo", vestido "tudo, e acabam virando
outra pessoa. Esteja linda, mas reconhecível pelo seu noivo no altar! Você não
vai querer olhar para as fotos e não se reconhecer, né?
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Realçar sua BELEZA! Sim. Ficar mascarada não.
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Seja linda, seja você NATURALMENTE!
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Peça uma Maquiagem que te deixe LINDA e SERENA. E não MASCARADA!
Veja que foto LINDA sem estar MASCARADA. |
12.
Terno do
Noivo muito brilhante ou ultrapassado - Ok, esse
título foi difícil de definir. Acontece que alguns noivos ficam sem saber o que
vestir (rolam muitas dúvidas) e acabam ficando nas mãos de lojas ou
profissionais totalmente desatualizados com a moda. O resultado? Nem sempre é
muito bom! Existem tendências masculinas sim e detalhes que ficam fora de moda.
Pesquise e se informe com bons profissionais pra que ele também possa se sentir
lindo no grande dia. Vale a pena a noiva também dar uma ajuda de moda para seu
noivo. Mostrando a ele alguns ternos que ela acha que ele ficará lindo e
elegante.
13.
Bolo muito
maior que os noivos
Lembra quando
falamos que tudo em exagero é ruim?
Imagine tirar
fotos ao lado deste bolo
14.
Casamento
Ostentação
O casamento é
celebração do amor, união de duas famílias. O foco do casamento são os noivos e
esse amor! Não há nada de errado em você investir bastante no seu casamento e
querer que ele seja o mais lindo do mundo (toda noiva quer e merece) mas,
quando o foco passa a ser o número de atrações, a quantia de flores e cristais,
o valor de cada profissional, a quantidade de caviar do cardápio... pode ficar
um pouco brega. O cuidado aqui para quem quer fazer um casamento super chique é
- evite exageros, sempre! Menos é mais :)
Some o preço de cada item de seu
evento e avalie onde este valor pode ser reduzido.
Exemplo: Buffet e decoração para 200 pessoas
= R$ 14.000,00
Chegar numa linda Limousine = R$
1000,00
Foto e Filmagem sem álbum = R$
6000,00
Totem Fotográfico fotos ilimitadas=
R$ 1200,00
Música Instrumental ao vivo = R$ 1500,00
Buque + 10 flores para Lapelas = R$
600,00
Vestido de Noiva = R$ 3.000,00
Sapato da Noiva = R$ 330,00
Par de alianças de Ouro Oca Lisa = R$
1133,00
Topo de Bolo Humanizado = R$ 810,00
Assessoria e Cerimonial = R$ 1600,00
Mil doces = R$ 1400,00
Sky-walker = R$ 1200,00
Se for parar para analisar. Além de assessorá-los e cuidar de todos os detalhes de seu evento. O Cerimonialista é o responsável por alinhar e coordenar todos estes detalhes.
O Cerimonial Love Story Of Star com assessoria custa à partir de R$ 1600,00.
Mas vale pagar por este serviço 10% do total gasto em seu evento, somando aqui essa lista a cima = R$ 32.173,00
Com estes serviços em base o CERTO SERIA PAGAR A ASSESSORIA E CERIMONIAL
R$ 3.217,30 .
15.
Fila pra tudo
Já se foi o tempo que os pais
cumprimentavam os convidados na entrada da festa e também serviços de
aparadores com longas filas. Não há problema algum com serviço à americana, mas
com filas sim! Por isso, avalie o tamanho da sua festa para escolher os melhores
serviços e evitar as filas quilométricas.
Solução: Vales brindes, tickets que garantem que haverá tal brinde. Evitando que
uns entrem na fila várias vezes e outros fiquem sem participar.
16.
PASSAR DE MESA EM MESA (dependendo do tamanho
da festa)
Noivos passarem de mesa em mesa, em
especial em festas médias e grandes, pode matar sua festa - isso vai demorar
horas e horas. Procure cumprimentar sim os mais velhos e depois faça da pista e
dos lounges um verdadeiro local de encontro. Se o seu casamento for um
mini-wedding ou algo mais íntimo, aí não tem problema nenhum!
17.
Fotos
posadas com cada de padrinhos no altar
Em muitas igrejas já é regra não
fazer essas fotos, mas a verdade é que toma muito tempo e esses cumprimentos e
fotos ficam bem mais interessantes na festa. Claro, depende também da
quantidade de padrinhos que você tem. Se tiver muitos, o indicado é foto apenas
com os pais e no máximo os pajens e damas no altar.
Em alguns casos, os noivos e
padrinhos combinam com os fotógrafos aquelas fotos lindas e super divertidas
depois da cerimônia, o que é muito legal!
18.
Fazer os
convidados esperarem os noivos para comer
Este item vai depender muito do seu
casamento. Geralmente a cerimônia leva um bom tempo e depois os noivos vão
tirar fotos. Isso costuma levar mais um bom tempo e enquanto isso seus
convidados estão esperando no salão - muito provavelmente com fome. Os
convidados devem ter um serviço de buffet contínuo e independente dos noivos,
assim garante que sejam mais bem atendidos!
Se você preferir que todos comam
juntos, providencie finger food para o momento em que eles esperam, mas não os
deixe na mão, ok?
Geralmente, no Cerimonial Love Story
Of Star sugiro que após a Cerimônia os noivos possam ir direto para o camarim,
quarto, reservado dos noivos e lanchem.
Enquanto isso o buffet serve seus convidados normalmente, a apresentação dos
noivos só é feita depois que todos os convidados se acomodarem e terem dado a
pausa entre a cerimônia e festa.
19.
Menu sem
opções vegetarianas
Não comer carne é direito básico de
qualquer pessoa. É muito chato quando tuuudo tem carne, até a salada leva
bacon! Na hora de montar o seu menu, pense também em deliciosas opções
vegetarianas e seus convidados agradecerão! Pense com carinho naquelas pessoas
da família que tem restrição por alguma comida e bebida.
20.
Ignorar as
letras das músicas
Procure sempre saber o que diz a letra das músicas que vão tocar.
Imagina só tocar "adultério - Mr Catra" na festa da celebração da
união de um casal? Bom, esse é um caso óbvio, mas muitas músicas em inglês com
linguagem totalmente inapropriada ou até músicas falando sobre términos de
relacionamento já foram utilizadas como trilha de casamentos, até mesmo da
entrada da noiva! Muita atenção nessa hora, com certeza muitos convidados
entenderão a letra da música. Melodia não é tudo!
21.
Não servir
a mesma comida dos convidados aos profissionais
Gente, esse assunto é muito sério.
Seus profissionais devem ser tão bem tratados no grande dia quanto seus
convidados. Se você discorda, sugiro que leia esse post aqui. Em um dado momento em
que todos estejam comendo, o cerimonial avisará aos noivos: "os fotógrafos só foram jantar e já
vem atendê-los"... não só com fotógrafos, mas como todos os profissionais!
O que é combinado e fica as claras não dá problemas!
Bônus – item 22 –
O item
mais delegante de todos esses é você ficar se preocupando com tudo isso no dia
do seu casamento. Você tem todo o processo de organização pra se
"preocupar". No dia do seu casamento, ficar emburrada porque um
arranjo está fora de lugar, porque uma convidada está usando branco ou por
qualquer outra coisinha é a coisa mais em baixa do mundo. SORRIA, aproveite esse dia, viva
esse dia, ele é único, não deixe nada estragar isso!
Texto Blog Marrie com adaptações
feitas por Aryane Moren
Nem sempre a decoração tradicional é a mais certa a ser escolhida.
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Deixar as mães das daminhas escolherem sozinhas o vestido nem sempre é a melhor opção |
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