Período de participação de 15 a 30 de maio.
1) Transformação Organizacional: cultura e valores na construção de uma nova empresa
Wellington Silvério
Vice-presidente de RH da Tupy Group
Apresenta o cenário atual de mudanças globais e explica como o gestor de pessoas na atualidade é um agente para promover as mudanças internas baseadas na visão, na missão e nos valores da empresa
Nesta nova visão mostrou que um gestor pode fazer muito no quesito evolução de uma empresa. Desde que ele lute pelo seus talentos e tenha a capacidade de saber expor os benefícios que a empresa tem em mantê-lo na empresa. Ficou claro que a CARREIRA depende do funcionário. Mas a SUCESSÃO depende da empresa e de seus gestores aceitarem que precisam reaprender com os novos talentos e acompanhar o progresso das metas e responsabilidades que com valores sólidos um FUNCIONÁRIO talentoso tem passado por um processo de evolução e reconhecer este desempenho de forma remunerada para incentivá-lo é algo justo. (Aryane Moren)
2) A contribuição de um bom clima organizacional nas relações de trabalho
Wagner Brunini
Vice-Presidente de RH da América do Sul
Apresenta algumas das ações estratégicas globais da empresa e explica como a valorização da equipe de trabalho é fundamental para que se tenha um clima organizacional favorável
Certifiquei que:
Algo que me chamou atenção: Foi quando ele relatou que estamos vivendo o contexto: Insatisfação= Quando as ideias não são respeitadas, quando os novos participantes não estão inseridos no processo de informação anterior, quando não se tem direito a fazer a ponte entre as ideias relacionadas que envolve o tema que se faz jus as todos os participantes. Não tendo este diálogo social realmente ficará difícil encontrar a satisfação em grupo. A estratégia do World café é excelente para aquele colaborador que possui ideias mas que é tímido e não fala. Então, poderá escrever e fazer esta ideia circular pela corporação. De modo que envolva numa linha direta. Achei muito interessante este gancho que leva ao Sênior a ter o hábito de criar novas formas de pensar e ao Junior a curiosidade em conhecer a cultura organizacional que predomina na empresa. (Aryane Moren)
3) A importância da Gestão Integrada de Pessoas na Estratégia da empresa
Eliane Klabunde
Gerente Geral de Recursos Humanos
Apresenta a missão, a visão e os valores da empresa e como esses pilares têm consolidado o Plano de Gestão Integrada da organização
Certifiquei que:
Uma palavra que me chamou atenção foi o termo Turnover que caracteriza a virada, renovação. Que maravilha este engajamento de equipe que realmente promove de modo internamente, que prepara o funcionário e capacita para grandes vôos. Que não tem seus valores num quadro de frases para refletir, mas que agem com plano de ação para que estes valores ganhem vida e saiam do papel com foco na: segurança, consideração, integridade,paixão, inovação e excelência. Posso dizer que na minha vida profissional já tive muitas paixões. Mas nenhuma delas me trouxe tanto êxito de crescimento como a assessoria de marketing. Onde lido com pessoas e me destaco pela maneira que conduzo a minha liderança em processo de feedback contínuo em comunicação aberta. Sou super transparente no que faço e em minha atuação.(Aryane Moren)
4) Programa de Preparo para a Aposentadoria - PPA
Eduardo Medrado
Gerente Setorial de Ambiência e Diversidade
Apresenta as ações realizadas durante o Programa para Preparação da Aposentadoria dos funcionários e como a gestão do conhecimento é um bem cultivado na organização
Certifiquei que:
Achei uma iniciativa muito bacana. De auxilio ao empregado que se prepara para o momento da aposentadoria.
O Reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no passado que teve influência nos aspectos organizacionais da empresa que terá novos sucessores, mas que não deve descartá-los e sim honrá-los pelo conhecimento até aqui adquirido e compartilhado que hoje devido a idade precisamos reconhecer que este bloqueio do reaprender vai surgir por conta das novas tendências. E cabe a ele determinar que seu tempo acabou naquela empresa mas que foi válido e valeu enquanto durou. Já é tempo agora de descansar. Se estruturar e reconhecer que foi disseminado , espalhado as suas sementes para novas ideologias políticas de atuações na nova sucessão que surgirá.(Aryane Moren)
5) Desenvolvimento do capital humano – Desafios de uma indústria nova no Nordeste
Mariangela Schoenacker
Dir. de Recursos Humanos
Apresenta as ações, as parcerias e os desafios encontrados para qualificar os profissionais, e explica como a educação corporativa é uma aliada na produtividade da empresa.
Certifiquei que:
Mão de obra qualificada é o trunfo para o crescimento, esta é uma necessidade em muitas áreas. Caracterizou a necessidade de virem pessoas de outros países para agregar valores aqui neste processo de conhecimento. O treinamento e o dinamismo em ensinar requer amadurecimento para a transferência do saber.(Aryane Moren)
6) Sensibilização para a cultura de segurança e saúde no trabalho
Carla da Nóbrega L. Fonseca e Vivianne Iamarino
Ger. de Segurança do Trabalho e Saúde e Coord. dos Programas de Qualidade de Vida
Apresenta as ações implantadas na produção e execução da campanha interna de segurança e saúde, e como a participação dos filhos de alguns funcionários foi importante para a sensibilização interna do tema
Certifiquei que:
Este Projeto Animando Vidas que envolve a emoção e sensibilização de seus funcionários demonstrou um grau elevado de amor por seus membros no quesito de família mesmo. E realmente por mais que existam pessoas responsáveis por programa de prevenção, ninguém melhor que nós mesmos para cuidar de nossa segurança usando os equipamentos necessários. Não devemos deixar o excesso de confiança predominar nossos instintos em nenhuma área de nossa vida pois os riscos sempre estão à tona.(Aryane Moren)
7) Implantação da Gestão por Competências no Hospital Villa-Lobos
Maria Amélia Leme
Gerente de Recursos Humanos do Grupo Inal
Apresenta alguns detalhes para implantação, acompanhamento e avaliação do Programa de Gestão por Competências e os resultados obtidos
Certifiquei que:
Uma palestra excepcional onde nos fez viajar no trio de competências: Conhecimento que é algo que devemos buscar através de teorias e estudos comprovados. Habilidades que é um dom adquirido pelo que fazemos com excelência e maestria. Atitude que é o saber fazer e desenvolver a emoção tendo o controle da situação quando requer tato para o mesmo.
Uma equipe para crescer e se desenvolver precisa ter o espírito de uma equipe; só assim irão entender que cada membro possui um ritmo e uma habilidade que é importante no conjunto. Existem maneiras individuais de desempenho que vai depender da postura do indivíduo, onde envolve comportamento, atitude e coerência dos fatos. Uma carreira bem sucedida envolve o objetivo de promover METAS a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo. Isso é coaching em ação. O fato do CHÁ é encantador. E poder saber, saber fazer e saber ser é algo maravilhoso que parece uma dança coreografada com ritmos que nos envolve a cada etapa adquirida pelo desenvolvimento constante e a busca de classificação que envolve outros. Que é a questão de relacionamento no Sonho: Sonhar junto, Respeito ir até um certo limite, Persistência que seria não desistir no primeiro obstáculo que surgir e Qualidade no atendimento é ser uma empresa do primeiro amor sempre. Não importa quantos anos você esteja no mercado. A qualidade deve ser mantida ou até mesmo aprimorada.
8) Construindo o futuro das nossas empresas – Os desafios do NeoRH
César Souza
Consultor, presidente e fundador do Grupo Empreenda
Apresenta o cenário atual das empresas e os desafios a serem superados pela área de Gestão de Pessoas para que atuem de forma estratégica
Algo que eu carrego comigo que é realmente um segredo que deixou de ser segredo quando transferimos o nosso saber seria mesmo o Controle das Emoções, o estímulo do Equilíbrio da Roda da Vida que eu trabalho como Life Coach com meus clientes no processo de desafiá-los. Acho que um grande líder deve ser dinâmico, ser agradável no quesito de gerar um laço afetivo de relacionamento sincero que agrega valores em sua auto performance e na performance dos seus. No tópico inicial que o palestrante informa que estamos num Sub Desempenho Satisfatório é pelo simples fato de que os desempenhos que são gerados dentro de uma empresa hoje só gera benefícios para o próprio dono que não beneficia seus empregados e os tratam mesmo como "meros empregados" . Como: Se fez o seu DEVER; é porque eu te pago, se fez a MAIS é mais que sua obrigação.
Bem como assim?
O que vemos hoje é uma inversão de valores de modo cada vez mais avançado: num atendimento ZERO, ambiente ZERO. E como fazer a época de mudança se tornar Mudança de Época? Nova Visão, Uma visão 2020 focada em uma fábrica de líderes: Entender que seu agregado crescendo você crescerá com ele, SUA EMPRESA crescerá pela cadeia de valor que passará a dar a você.
A pesquisa foi muito interessante apresentada. E gritamos: Que País é este? O Brasil que deixou de ser " País Low Cost" Me chamou atenção: Um país de baixo custo. Pois é altas taxas e atribuições de desenvolvimento precário por falta de treinamento. Pessoas desmotivadas, precisam de líderes dinâmicos que os envolvam na missão da empresa. Em Metas que gerem benefícios mútuos. Vivemos numa época que: ou se habituamos a uma vida medíocre ou arregaçamos as mangas e partimos para o empreender, o empreender de novas ideias num campo e visão que agregue valores ao seu pensamento e plano de vida. As empresas muitas delas não bonificam seus talentos e isso só os afasta. E o que o palestrante disse eu certifico: Quem não sabe manter seus talentos deverá se conformar com aquele funcionário que faz tudo pela metade. Esta é a mais pura realidade. Empresa em alta performance é aquela que agrega valores a funcionários em alta performance que tem perfil de dono da empresa e por isso vestem a camisa e ARRASAM NO QUE FAZEM POIS FAZEM COM MAESTRIA. (Aryane Moren)
9) A Responsabilidade Social Empresarial, contribuindo para a melhoria da Educação
Berivaldo Araújo
Dir. Executivo
Apresenta as etapas para implantação do Projeto Social para a melhoria da Educação no Nordeste brasileiro e sociedade através de ações de esporte, cultura, voluntariado e doações
Certifiquei que:
10) Storytelling para Resultados - Como usar estórias no ambiente empresarial
Alfredo Castro
Diretor MOT Consultoria
Apresenta os princípios da contação de estórias no ambiente corporativo e explica como esse método pode ser utilizado pelos líderes para estimular o engajamento dos funcionários para resultados
Certifiquei que:
11) Entendendo a diferença entre Mentoring e Coaching
Paulo Erlich
Diretor, consultor e coach da Lumina Consultoria
Explica a diferença entre Coaching e Mentoring e como esta segunda ferramenta pode ser utilizada no desenvolvimento humano, promovendo mudanças organizacionais através do aconselhamento
Certifiquei que:
Bem sábio quando o palestrante ressaltou que não há como definir quem é o melhor. Apenas existe uma situação em que um será mais necessário que o outro. Já vivenciei processos em que precisei de um Mentoring que me dava apoio para realizar tarefas numa empresa e o mesmo me deixou a vontade para buscar conhecimentos e agregar na corporação. Partindo do pressuposto que ele me deu autonomia mas eu tive que buscar o conhecimento. Em outro momento eu vivenciei o papel de Mentoring em que eu precisava passar a minha função para uma pessoa que viria a ser a minha sucessora. Eu sim pratiquei o mentoring e ele o meu mentor agiu como um coach sem mesmo ele saber o que é a metodologia coaching. O mentoring ensina o mentorado a nadar dentro de um aquário. O coach é um processo que alavanca resultados rápidos encorajando o coachee a nadar fora do aquário. O mentoring de certa forma monitora o seu mentorado. Já o coach deseja o desenvolvimento de seu coachee por acreditar que ele é capaz de conquistar suas metas desde que ele faça o plano de ação. Um plano de ação que pode vir a ser a busca pelo conhecimento outrora desconhecido também. Com ou sem a ajuda de um mentoring. O processo de coaching é dividido em sessões. Inicia-se um desejo de alcançar uma determinada meta. Então, daremos um acompanhamento inicial de 10 sessões, que pode ser que ele alcance a meta durante ou após estas 10 sessões. Cabendo ao coachee observar se a meta é realmente alcançável para não virar procrastinação. Em coaching embora seja algo pago deve haver sim o relacionamento, mas um relacionamento com regras pré estabelecidas em contrato. Que seria nunca aconselhar. Pois as perguntas mais sábias são feitas através das ferramentas de coaching que levará o individuo a criar alternativas para concretizar a sua meta custe o que custar. Acredito que o mentoring desenvolve um processo de sucessão e o coach estimula o desenvolvimento do individuo com base no que o próprio já sabe e o que ele deve buscar em seu subconsciente. (Aryane Moren)
12) Planejamento da EAD Corporativa
Willyans Coelho
Consultor em Educação a Distância
Apresenta um modelo para gestão da educação a distância nas empresas que envolve cinco aspectos essenciais para o sucesso da implantação e execução da EAD corporativa.
Certifiquei que:
Excelente abordagem e prática da EAD. Praticidade ao alcance de todos. Não é a toa que mais de 50 mil pessoas já utilizaram este recurso. O quesito educação corporativa é quando transmitimos nossas ideias e dividimos assim as atividades conforme a habilidade de cada integrante. Muitas das vezes pensamos em algo mas não sabemos o modo prático de fazer. Logo, observamos a necessidade de nos adequar a execução de novas estratégias que fortalecerão o nosso crescimento com qualidade. Interessante que este processo surgiu desde 1900 e foi se aprimorando. Minha experiência em Equipe Ideal (Seria a equipe que queremos) X Equipe Real (Seria o que o mercado tem de pessoas preparadas ou não para nos auxiliar). Posso dizer que já fui muito "Euquipe" e noto a necessidade de treinar pessoas que venham me imitar. Ter o meu perfil de negócios para estarem onde eu não posso estar. Então, esta questão de revisão de conteúdos visa realmente transmitir o que é adequado e que vá realmente agregar valores ao que antes você , neste caso o criador da EAD formalizou de inicio: Plano educacional, Equipe, Conteúdo, Tecnologia e Engajamento.Eu particularmente adoro o ensino a distância, pois posso montar a minha agenda no tempo hábil que eu tenha disponível e no conforto da minha casa. (Aryane Moren)
13) Liderança Autêntica: inspirar, mobilizar, transformar
Robson Santarém
Diretor da Anima Consultoria para Evolução Humana e Escritor
Aponta alguns caminhos para que o líder contemporâneo, os liderados e a empresa andem em comum objetivo para crescimento pessoal e organizacional
Certifiquei que:
Um bom líder lidera pelo seu exemplo que inspira e mobiliza os seus.
E quando o líder desenvolve o desejo de cada um de seus liderados para uma missão em que a conquista e realização da mesma será comemorada entre ambos.
Eu organizo Expo Noivas e tenho fornecedores que expõem cada qual o seu produto. Antes do evento acontecer eu costumo apresentar-lhe uma palestra de técnicas de venda. E informo que a cada contrato fechado iremos brindar com champanhe. Incentivando assim que eles façam bastante brindes. Dentre outros incentivos e assessoramento on line que presto a eles com a finalidade que tenham segurança do que estão fazendo. (Aryane Moren)
14) Como identificar e liderar os diferentes perfis comportamentais
Renata Furlan
Consultora da Crescimentum
Apresenta os diferentes perfis comportamentais e explica como o líder pode conhecer cada membro de sua equipe e liderar mais e melhor
Certifiquei que:
Interessante o conceito citado de ter que nos adaptar a cultura e ao perfil do outro. Assim teremos uma base sólida de relacionamento e conseguiremos melhor liderar. Este assunto é bastante interessante e já conhecido por mim que sou Life Coach. E o que me chamou atenção foi a forma dinâmica que a palestrante levou o conteúdo. Sensacional! (Aryane Moren)
15) Programa de Desenvolvimento de Líderes - Melhores Práticas na Gestão de Pessoas
Marcia Vespa
Dir. de Educação Corporativa da Leme Consultoria
Apresenta algumas das práticas para desenvolvimento da liderança, e como a educação continuada pode favorecer o foco, a integração e os resultados da empresa
Certifiquei que:
Participei da Jornada Virtual de Liderança onde pela primeira vez pude assistir uma das palestras de Marcia Vespa: com o tema- O que fazer para tornar as equipes mais efetivas?
E posso dizer que foi simplesmente uma continuidade de maestria ao apresentar mais este conteúdo com grande entusiasmo que nos impulsiona a querer melhor ainda mais a nossa performance. Algo que me chamou a atenção e que eu tenho amadurecido bastante é o fato de deixar o meu troféu de lado e capacitar cada vez mais as pessoas que caminham lado a lado comigo, pois um líder de verdade não anda na frente, ele caminha lado a lado: Orientando e zelando para o bem estar de sua equipe. Ser um modelo de conduta é compartilhar sabedoria e entender onde estão os valores que agregam hoje o perfil de sua companhia. Uma das palavras mais desafiadoras: CONTROLE EMOCIONAL = foi aqui brilhantemente abordado com o nome HUMILDADE. O que fazemos por impulso nem sempre é o melhor a ser feito. Cabe a nós planejar e saber ouvir e conduzir na linguagem do nosso público. Sim, deste modo é possível alcançar o resultado coletivo. Ser um líder de verdade que treina, acompanha e toma decisões sábias.
Posso dizer que eu pulo da cama e faço o que eu gosto entre o meu acordar e o meu dormir. Parei de juntar troféus individuais para juntar troféus em equipes. Hoje tenho a minha própria empresa e esta palestra se resume na minha vida profissional de conquistas como uma colaboradora de uma empresa, e de outras empresas que teve êxito em tudo que me era proposto fazer. Mas que hoje eu realmente faço o que eu AMO: Eu amo marketing. (Aryane Moren)
16) Demissão de Colaboradores
José Augusto Minarelli
Presidente da Lens & Minarelli
Explica os passos de como uma entrevista de desligamento deve ser conduzida
Certifiquei que:
O fato mencionado que uma demissão mal feita gera vários malefícios a corporação.
O ideal é reconhecer a importância do profissional até aquela determinada fase do indivíduo junto a empresa. Ser tratado de modo que não gere constrangimento. De modo que o funcionário saia de cabeça erguida da corporação. O gestor deve dar o esclarecimento real da demissão e se possível uma carta de referência do desempenho profissional do mesmo para que o individuo seja inserido novamente ao mercado de trabalho.
Um bom funcionário sai com dignidade e pela porta da frente. Trate o demitido como você gestor gostaria de ser tratado: No início, no meio e no final que seria o desligamento do trabalho. As regras básicas definidas pela companhia de forma convincente. E se possível oferecer um 'pacote' de contribuição e ajuda pelo que o funcionário desenvolveu na corporação.
17) Coaching: método de desenvolvimento de talentos
Magda de Paula
Coach Associada ao Instituto Brasileiro de Coaching
Apresenta a ferramenta de feedback como um poderoso recurso para provocar a mudança nas pessoas e nas organizações.
Certifiquei que:
Preparar o ambiente para aconchegar inicialmente antes de fazer os acertos.
Elogiar naquilo que o seu talento faz em maestria.
E perguntar como ele pode mudar aquilo que ele não executa como deveria.(Aryane Moren)
18) Inteligência Emocional: um caminho para a Gestão de Conflitos
Minoru Ueda
Conferencista, pesquisador e consultor em comportamento humano
Explica como o conflito pode tornar-se uma oportunidade de aprendizagem dentro e fora do ambiente de trabalho
Certifiquei que:
Muitas das vezes por falta de sabedoria e pelo gestor não se colocar no lugar do outro o mesmo acaba gerando conflitos dentro da corporação. A falta de comunicação abrange um patamar cada vez mais elevado entre os colaboradores. Às vezes, é necessário dentro de uma corporação definir as funções de cada cargo e a eles atribuir seus valores. Na política de Bem estar, Ambiente Positivo e Relacionamento Positivo está a coerência do assunto a ser abordado e avaliado com Empatia Cognitiva. O pensamento abordado: " A empatia alimenta-se do autoconhecimento; quanto mais abertos estamos para nossas emoções mais hábeis seremos na leitura dos sentimentos." Daniel Goleman
Quando deixamos nossas emoções de lado e nos atentamos de modo coletivo para gerar resultados para a empresa somos assim profissionais competentes independente das nossas diferenças. Existem pessoas flexíveis que dão abertura ao desenvolvimento da equipe. E outras que não conseguem se desenvolver e invejam o desempenho dos outros prejudicando assim o processo evolutivo da empresa.
Estes 5 níveis de escuta foram colocados no quesito amplo:
Ignorar - Não dar importância
Fingir Escutar - De modo debochado
Escutar seletivamente- Ouvir apenas o que interessa pra ele
Escutar atentamente - Prestar a atenção devida
Escutar com empatia - É engajar na solução do conflito para gerar resultados positivos.
Já vivenciei conflitos entre colega de trabalho que queria a todo custo puxar meu tapete. E tive um gerente que escutava atentamente tanto eu quanto ela. Mas houve a necessidade de uma terceira pessoa: a própria dona da empresa intervir para ouvir e remediar a cada situação. E isso ela fez com maestria. Procurou entender o lado de cada uma. Onde a mim que sempre me expressava e gostava de trazer contribuições para a corporação deveria na opinião dela deixar que os outros falassem mais, a tal colega de trabalho que era submissa a tarefas que ela não gostava de fazer que fosse mais verdadeira e dissesse onde ela queria chegar, e a terceira pessoa a novata que abrisse mais a boca para dizer o que pensa e o que sente sem precisar de uma porta voz: ou seja, uma pessoa pra decifrar o sentimento dela, que sempre desvirtuava para o conflito e não para a solução do problema. Vendo eu que a minha maneira de liderar e criar estava no meu sangue eu solicitei minha demissão. Pois eu não conseguia ver os problemas da empresa e cruzar os braços deixando a bomba explodir. Que era o que o meu gestor fazia. Ele deixava o pavio pegar fogo até explodir. A falta de comunicação e respeito para cada função provocava uma zona no ambiente de trabalho e isso certamente prejudicava a entrega de resultados devido as picuinhas geradas por inveja de sabedoria. (Aryane Moren)
19) Programa Merecer: reconhecimento dos talentos internos
Elisabete Moreira
Auditora das Contas Públicas do TCE/PE
Apresenta os passos para implantação, execução e avaliação do Programa de Meritocracia na organização pública, visando a valorização e o desempenho dos servidores públicos
Certifiquei que: *** Ainda vou assistir para certificar
20) Recompensar e reconhecer no contexto organizacional: desafios e oportunidades
Marcelino Tadeu de Assis
Professor e consultor
Explica a importância das formas de recompensa e reconhecimento organizacional, suas complexidades e o que a empresa deve considerar ao implantar um processo nesta área.
Certifiquei que: *** Ainda vou assistir para certificar
Olá! já pensou em compartilhar sua análise na fanpage do evento? https://www.facebook.com/ConviRH
ResponderExcluirBacana Karla Vidal. Vou postar sim!! Um grande abraço. Eu sempre participo e coloco minha dissertação.
ResponderExcluir