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Abordagem ao cliente: um passo crucial para a venda
A forma como você aborda os clientes que entram em sua loja é fundamental e constitui o primeiro passo referente à venda. Por essa razão, é importante desenvolver ao máximo a eficiência de sua abordagem. A seguir, estão algumas sugestões:
• Cumprimente todos os clientes que entrarem em sua loja, pois são compradores em potencial;
• Antes de fazer qualquer pergunta, sorria e faça contato visual com eles;
• Inicie a conversa de maneira agradável, sem entrar direto no mérito da compra;
• Dê atenção a todos os clientes, mesmo que você já esteja atendendo outra pessoa. Para tal, aborde-os dizendo “Estamos ocupados, mas num minuto alguém irá atendê-los. Fiquem à vontade para dar uma olhada pela loja”;
• Dê um tempo aos clientes após cumprimentá-los. Aproxime-se deles novamente, de modo que faça uma pergunta que seja capaz de transformar a conversa na razão que os trouxeram à loja;
• Sempre que possível, ofereça-os um atendimento personalizado;
• Opine, honestamente, em relação às compras, pois isso fortalecerá a confiança deles em você, além de ser o correto a fazer;
• Não deixe de manter contato com os clientes, mantenha-os sempre atualizados quanto às novidades de sua loja.
Seguindo essas dicas, você verá como suas abordagens de venda se tornarão mais produtivas e eficazes.
Esteja bem informado para vender (Pergunte a sua gerente por qual motivo ela comprou tal mercadoria. Ela vai te orientar a importância daquele produto e você saberá como convencer o cliente que te questionar sobre o produto que você vende. Ou seja, sobre o produto de sua sessão.)
Está cada vez mais difícil vender. Perder oportunidades de vendas por falta de informação ou preparo é inaceitável. Para estar realmente preparado o vendedor precisa, antes de tudo, estar bem informado. Atualmente, é necessário que o profissional demonstre um nível de conhecimento diferenciado. Ou seja, ele precisa conhecer muito bem seu produto e/ou serviço, clientela, mercado e empresa.
Para alguns vendedores, as desculpas para não estarem bem informados são inúmeras. Na verdade, eles ainda não enxergaram o diferencial competitivo que podem estabelecer perante seus concorrentes a partir do momento em que obtiverem mais informações e souberem usá-las a seu favor.
Esteja certo de que, ao conhecer bem o produto/serviço oferecido, é possível estabelecer valor a ele. Além disso, quando o cliente enxerga o valor daquilo que está sendo ofertado, ele se interessa mais.
Então, não se prenda mais a desculpas e hábitos ultrapassados. Tenha força de vontade e garra para aumentar o seu conhecimento. Dessa maneira, vencer as dificuldades que o caminho do desenvolvimento pessoal e profissional impõe pode ficar mais fácil.
>>> Estabeleça um elo entre: vendedor- comprador- promotor- clientes
Entenda que:
Vendedor é o fornecedor: Coca-cola, Maggi, Knor, Antartica. Através de seus representantes.
Comprador é o gerente de compras
Comprador é o muita das vezes o Dono da Empresa.
Promotor – é você operador de loja. Que pode e deve trazer status para sua profissão, fazendo a diferença no seu setor. Procure conhecer e investigar a importância de seu produto, ou seja, da seção que é de sua responsabilidade. Crie metas entre vocês dos vários setores que temos na empresa. Vamos observar quem mais faz reposição de mercadoria. Existe um profissional e existe o profissional.
Não seja apenas um dos profissionais.
Seja o Profissional que faz a diferença.
Partindo deste principio vamos gerar ainda mais status para a nossa empresa.
Clientes: São eles quem paga o nosso salário. Sabia que por um mau atendimento aquele cliente que hoje veio à empresa nunca mais voltará a nos visitar e contará a toda família que foi mal recebido? Você quando entra em uma loja. Como você gostaria de ser atendido? Será que estamos atendendo da maneira adequada? O que é possível fazer para melhorar nossa técnica e eficiência no atendimento?
Por que os clientes fazem objeções?
Se existe uma parte do processo de venda cercada de mitos, é a que lida com o contorno de objeções. É também a etapa mais transgredida pelos vendedores. Tenha em mente que, na maioria das vezes, as pessoas compram por dois motivos: confiança e valor. Se estes são os motivos pelos quais o cliente decide comprar, em contrapartida, as razões pelas quais ele não compra são a falta de confiança ou o valor.
É gratificante se o cliente confia em você como vendedor, mas, lembre-se que isso não é garantia de vendas. Para tanto, é necessário que o valor do produto seja previamente estabelecido. Da mesma forma, é difícil fechar a venda se o cliente não tem confiança em você.
De qualquer modo, você terá uma objeção, ainda que seja mais fácil contorná-la por falta de valor atribuído ao produto, do que superar a falta de confiança que o cliente venha a ter. Então, trabalhe no sentido de estabelecer empatia e confiança junto ao cliente.
Após este texto lido. Faça uma reflexão e se auto-avalie.
O que tenho feito que agrade o cliente que entra na loja?
O que faço que irrite o cliente?
Como posso conhecer melhor o produto do meu setor?
O que faço e consigo vender bem o produto, será que posso compartilhar com o meu colega de trabalho?
Lembre-se somos uma equipe e precisamos estabelecer metas.
O mercado de hoje está muito competitivo.
Você é daqueles que dentro de sua empresa faz propaganda da concorrência?
Cuidado com suas atitudes.
Processo de educação continuada.
Orientação de Aryane Moren - Coashing -
Conclui a Jornada Virtual Gestão Por Competências em 14 de dezembro.
Acesse o link abaixo e coloque o nº 476780025821 , para verificar a autenticidade desta informação a cima.
http://www.convirh.com.br/certificado/
O curso contou com 4 palestras Interessantíssimas.
Nome: ARYANE DE SOUZA MOREN
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